Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/09/2005 - 13h22

Irmão de Celso Daniel envolve assessor de Lula e passa dossiê para CPI

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O depoimento de João Francisco Daniel, irmão do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, à CPI dos Bingos reforçou a importância dada por senadores da oposição à convocação do chefe do gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho.

João Francisco afirmou que, cinco dias depois da morte de Celso Daniel, recebeu a visita de Carvalho em sua casa e ouviu a revelação de que recursos arrecadados por pessoas ligadas a Celso Daniel de empresas em Santo André eram entregues ao deputado José Dirceu (PT-SP) para o financiamento da campanha do presidente Lula.

"Ele, Gilberto Carvalho, levava para o deputado José Dirceu dinheiro oriundo dos esquemas denunciados para a campanha presidencial", afirmou. "Ele me falou isso três vezes. Ele não falou comigo sozinho, falou diante de testemunhas. Eu não sei por que ele falou isso três vezes. Só ele poderá falar isso", acrescentou.

Durante o depoimento, cujas informações já foram repassadas ao Ministério Público, o senador José Jorge (PFL-PE) pediu a demissão imediata de Carvalho. "Ele não pode amanhã ainda ser o chefe de gabinete do presidente Lula. Ele tem que ser demitido hoje para que o presidente Lula não seja acusado de participação nesse esquema", afirmou.

João Francisco também reafirmou a tese de que o assassinato teria motivações políticas e teria como principal envolvido o empresário Sérgio Gomes da Silva, conhecido como "Sombra". Silva estava, no dia do crime, no mesmo veículo que Celso Daniel e teria sido visto, de acordo com testemunhas, interagindo com os seqüestradores do ex-prefeito.

A preparação de um dossiê com o "organograma" da evolução patrimonial dos três principais envolvidos no esquema de corrupção teria motivado a ação dos criminosos. O documento será repassado à CPI dos Bingos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o caso Celso Daniel
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página