Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/09/2005 - 11h49

Corregedoria receberá hoje denúncias contra 18 deputados

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O deputado Antônio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) informou na manhã desta terça-feira que a CPI dos Correios encaminhará ainda hoje o relatório parcial já aprovado pelas comissões do Mensalão e dos Correios, que pede a abertura de processo de cassação contra 18 deputados.

Segundo ACM Neto, houve atraso no envio do relatório porque era necessária a anexação de todos os documentos referentes aos 18 envolvidos.

"Não bastava enviar apenas o relatório que foi aprovado pelas duas CPIs [Correios e Mensalão]. Era preciso anexar toda a vasta documentação que embasou a decisão. Eu fui saber pessoalmente o porquê do atraso. O presidente da Comissão [dos Correios], senador Delcídio Amaral [PT-MS], chega hoje para assinar os documentos referentes ao envio dos pedidos à Corregedoria."

Na última sexta-feira, o corregedor-geral da Câmara, deputado Ciro Nogueira (PP-PI), afirmou que haverá "rito sumário" para as denúncias na Corregedoria. "Pelo que eu conversei com os integrantes da Corregedoria, o processo vai ser bem rápido", afirmou ACM Neto.

Sobre as denúncias contra o presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), o deputado baiano afirmou não ter ficado surpreso com o fato de o empresário Sebastião Buani ter negado as denúncias da existência de um esquema de pagamento de propinas a Severino, o chamado "mensalinho".

"Ele negou as denúncias seguindo uma orientação dos seus advogados. Ele quis evitar o enquadramento na corrupção ativa. Este é o caminho traçado pela defesa. A expetativa da oposição é de que a nossa comissão, criada para acompanhar o caso, chegue a uma conclusão até o final da semana. Em momento nenhum o senhor Buani negou categoricamente que tenha pago propina ao presidente da Câmara ou a alguma autoridade do Legislativo. Vamos ver quem está com a verdade", disse o vice-líder do PFL.

ACM Neto classificou como "uma piada" as especulações que circulam desde ontem em Brasília, de que o objetivo da oposição seria "cassar Severino para abrir caminho para o impeachment do presidente Lula".

"Tratamos com maior responsabilidade todas as denúncias envolvendo o presidente. Afastamos qualquer possibilidade de pedir impeachment. As denúncias contra Severino e as denúncias de corrupção no governo são duas coisas diferentes, distintas, desvinculadas. Nosso objetivo é preservar a imagem do parlamento."

Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre o caso do "mensalão"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página