Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/09/2005 - 13h47

Severino deve depor na Corregedoria da Câmara na próxima semana

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Câmara, deputado Severino Cavalcanti (PP-PE), terá que depor na Corregedoria da Casa na próxima semana, segundo o corregedor Ciro Nogueira (PP-PI). O depoimento será marcado por causa das denúncias de que Severino teria recebido mensalinho para manter a concessão do restaurante Fiorella, do empresário Sebastião Buani, no 10º andar do anexo 4 do Congresso.

O depoimento será prestado aos deputados Eduardo Gomes (PSDB-TO) e João Caldas (PL-AL) e o próprio Nogueira, que compõem a comissão de sindicância no da Corregedoria da Casa.

Nogueira disse que tem conversado por telefone com o presidente da Casa, que se encontra nos Estados Unidos participando da reunião da ONU (Organização das Nações Unidas) com chefes de legislativos de vários países. O retorno de Severino ao Brasil está previsto para este sábado. De acordo com o corregedor, Severino tem dito que é inocente e que pretende esclarecer tudo.

Severino deve ser o único a ser chamado para depor na Corregedoria. Nogueira afirmou que pretende aproveitar os depoimentos que estão sendo colhidos pela Polícia Federal.

O empresário Sebastião Augusto Buani deverá ser ouvido na próxima terça-feira na PF. Buani já foi ouvido na Câmara e negou o pagamento de propina. Já o ex-funcionário do restaurante que disse ser o responsável pela denúncia, Izeilton Carvalho, Silva confirmou à PF a existência do mensalinho.

Oposição

Os partidos de oposição estão unidos na tentativa de retirar Severino da presidência da Câmara até que todas as investigações sobre o mensalinho sejam concluídas.

Caso Severino não se afaste voluntariamente da presidência na próxima semana, a oposição vai ingressar com uma representação contra ele direto no Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro parlamentar.

Leia mais
  • Oposição articula para buscar substituto de Severino
  • Oposição pode obstruir trabalhos até que Severino deixe presidência da Câmara
  • Vice-líder do governo apóia pedido de cassação de Severino
  • "Se existir, contrato é falso", diz Severino em Nova York

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Severino Cavalcanti
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página