Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/09/2005 - 13h02

Plínio espera que PT saia renovado do processo eleitoral

Publicidade

da Folha Online

O ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio, que disputa a presidência nacional do PT com o apoio da Ação Popular Socialista, espera que o partido saia renovado deste PED (processo de eleições diretas). O PT realiza até as 17h de hoje eleições para escolha da executiva nacional. Também serão escolhidos representantes dos diretórios municipais e estaduais em 12 Estados, em 4.683 cidades participantes.

"Espero que o resultado das eleições crie condições para a reconstrução do partido", disse Plínio, que votou no diretório zonal do Jardim Paulista, na rua Casa do Ator, em São Paulo.

Ele afirmou que não tem uma avaliação sobre o comparecimento dos filiados nas eleições de hoje. "Não sabemos qual o impacto dessa crise nos filiados. São petistas que não circulam muito nas instâncias", disse.

O primeiro balanço parcial das eleições internas do PT deve ser divulgado às 12h desta segunda-feira. O resultado final, entretanto, deve sair somente no final da semana, segundo as expectativas mais otimistas.

Se nenhum dos candidatos atingir a quota de mais de 50% dos votos válidos, o estatuto do PT prevê um segundo turno, marcado para o dia 9 de outubro. O segundo turno também está previsto no caso de empate entre o segundo e o terceiro colocados, o que permite que três nomes disputem a presidência do PT em outubro.

A nova cúpula do PT assume a direção do partido no início de dezembro, quando a legenda realiza um encontro nacional. O presidente interino, Tarso Genro, defende que a posse da nova cúpula seja antecipada devido à crise política.

Especial
  • Leia mais sobre eleições do PT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página