Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/09/2005 - 14h38

Berzoini lidera primeira prévia de eleições do PT

Publicidade

da Folha Online

Ricardo Berzoini, o candidato do chamado Campo Majoritário do PT (grupo dominante da sigla) e atual secretário-geral, aparece com o maior número de votos (41,60%) para a presidência nacional do partido, segundo informações do primeiro boletim parcial do PED (Processo de Eleições Diretas), divulgado nesta segunda-feira.

O Campo Majoritário é o grupo político influenciado pelo deputado federal José Dirceu (PT-SP) e que "domina" a sigla desde pelo menos 1995. O "Campo" é o alvo dos demais grupos políticos do partido e é responsabilizado pela maior crise em 25 anos do PT.

Após o nome de Berzoini vem o nome de Valter Pomar, com 16,80%, seguido pelo de Plínio de Arruda Sampaio, com 14,90%. Segundo informou o site do partido, pela primeira prévia, está praticamente certa a existência de um segundo turno, mas ainda não é possível conhecer os participantes. A apuração dos votos à chapa nacional deverá ser divulgada até a próxima sexta-feira.

As eleições para a escolha da executiva nacional do PT foram realizadas no último domingo. Também foram escolhidos representantes dos diretórios municipais e estaduais em 12 Estados, em 4.683 cidades participantes.

O presidente nacional do PT, Tarso Genro e o coordenador nacional do PED Francisco Campos informaram que, até às 12h de hoje, a comissão eleitoral nacional do PT totalizou 115.317 votos, provenientes de 1.181 municípios, em 19 estados. Não há, ainda, nenhum voto totalizado proveniente dos estados de AM, AP, DF, GO, MA, PE, RR e TO.

Ainda segundo o site petista, houve o total de 4.533 votos brancos e 1.117 nulos. Os votos totalizados, agora apontam para um comparecimento médio de 34%, duas vezes superior ao quorum mínimo previsto pelo estatuto partidário;

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições do PT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página