Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2005 - 11h24

Aprovação ao governo Lula cai 10 pontos, diz CNI/Ibope

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

Depois de se manter estável por mais de três meses apesar da crise política, a aprovação do povo brasileiro ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou uma queda de 10 pontos percentuais, segundo mostra a última pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta quarta-feira em Brasília. A aprovação ao governo caiu de 55% em junho para 45% em setembro.

Já o índice de aprovação ao presidente Lula mostrou pela primeira vez um índice negativo. De acordo com a pesquisa, pela primeira vez a desaprovação a Lula é maior que a aprovação. O índice de desaprovação subiu de 38% em junho para 49% em setembro.

Segundo a pesquisa, pela primeira vez também o presidente Lula e o seu governo têm um índice de desaprovação maior em todas as camadas da sociedade. Nas pesquisas anteriores, as classes mais pobres da população mantinham sua aprovação a Lula e seu governo. "Os movimentos mais sensíveis ocorreram no segmento feminino, entre a população jovem e na faixa de 25 e 34 anos, no segmento de escolaridade com ensino médio, no Sudeste e na periferia", afirma a pesquisa.

Ainda de acordo com a pesquisa, a avaliação ótima e boa do governo do presidente Lula caiu de 35% em junho para 29% em setembro.

A pesquisa, encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), ouviu 2.002 eleitores entre os dias 8 e 12 de setembro, em 143 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas CNI/Ibope
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página