Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2005 - 17h06

Pomar e Pont continuam na disputa por vaga no 2º turno do PT

Publicidade

da Folha Online

A disputa por uma vaga no segundo turno das eleições internas do PT continua indefinida. Dois candidatos das correntes de esquerda estão no páreo para disputar a segunda fase das eleições com Ricardo Berzoini, secretário-geral do PT, do Campo Majoritário. São eles: Valter Pomar, da Articulação de Esquerda, e Raul Pont, da Democracia Socialista.

Até as 16h de hoje tinham sido contados 293.912 votos. Com base nesta parcial, a expectativa é de que cerca de 305 mil petistas tenham participado das eleições em todo o país, o que corresponde a um quorum de 40,2%.

Em nota, o PT informa que "pelos dados até agora disponíveis, ainda não há possibilidade de prever quem irá para o segundo turno com o candidato Ricardo Berzoini".

Pelo último balanço, Berzoini continua na frente, com 42,5% dos votos válidos. Em seguida aparece Pomar (15%), seguido de perto por Pont (14,6%). O quarto lugar é de Plínio de Arruda Sampaio, apoiado pela Ação Popular Socialista, com 13% dos votos válidos, seguido por Maria do Rosário, do Movimento PT, com 12,9%.

Do total de votos, 274.533 foram considerados válidos. Houve 15.304 votos em branco e 4.075 nulos.

O processo eleitoral

As eleições internas do PT ocorreram no último domingo, com sete candidatos disputando a presidência da legenda.

Se nenhum dos candidatos atingir a quota de mais de 50% dos votos válidos, o estatuto do PT prevê um segundo turno, marcado para o dia 9 de outubro. O segundo turno também está previsto no caso de empate entre o segundo e o terceiro colocados, o que permite que três nomes disputem a presidência do PT em outubro.

A nova cúpula do PT assume a direção do partido no início de dezembro, quando a legenda realiza um encontro nacional.

Leia mais
  • Erramos: Pomar e Pont continuam na disputa por vaga no 2º turno do PT

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições do PT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página