Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2005 - 14h10

PPS, PDT e PV fecham apoio a Nonô

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O deputado José Thomaz Nonô (PFL-AL) conseguiu nesta terça-feira o apoio declarado de mais três partidos a sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. PPS, PDT e PV, que juntos somam 37 parlamentares, se unem ao PFL, PSDB e Prona, em favor do candidato oposicionista.

O número de votos do bloco deve aumentar com o ingresso de mais parlamentares até o final da semana para cumprir o prazo legal de filiações para a disputa eleitoral de 2006. Por conta disso, as lideranças dos três partidos dizem acreditar que terão de 45 a 50 votos a oferecer a Nonô. Se a previsão se confirmar, Nonô terá assegurado no primeiro turno 157 votos.

Os três partidos discutiam desde a semana passada o candidato que receberia apoio. Reuniram-se com mensageiros de Aldo Rebelo (PC do B-SP), candidatos governistas e conversaram com Luiz Antônio Fleury Filho (PTB-SP). No entanto, de acordo com o líder do PPS, Dimas Ramalho (SP), o nome de Nonô "melhor espelha a oposição".

"Diante disso, nós do PDT, PV e PPS estamos dando nosso apoio à candidatura de José Thomaz Nonô com a condição de manter sua posição republicana", afirmou Ramalho.

O PDT, que tem um candidato à presidência, Alceu Collares (RS), deve chegar dividido ao primeiro turno. Mas o líder da bancada, Severiano Alves, afirmou que a maioria dos deputados apoiará Nonô. "A candidatura dele não é do PDT, é avulsa. Não há unanimidade no apoio a Nonô, mas a grande maioria apóia o Nonô", afirmou.

O candidato oposicionista agradeceu o apoio e indicou que, ao contrário do candidato governista, terá o apoio coeso das bancadas. "Os partidos que nos apóiam, o fazem de maneira uniforme", disse Nonô.

O adversário governista, Aldo Rebelo, tem o apoio do próprio partido, do PSB, espera votos do PMDB, mas não tem o apoio da integralidade do PT. Mesmo assim, os governistas esperam que Aldo alcance pelo menos 143 votos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições na Câmara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página