Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/09/2005 - 18h14

PP e PTB fecham acordo com Aldo; PDT libera bancada

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

As lideranças das bancadas do PP, do PTB fecharam acordo para apoiar o candidato do governo Aldo Rebelo (PC do B-SP). Já o PDT liberou a bancada. Juntos, os candidatos das três legendas --Luiz Antônio Fleury Filho (PTB-SP), Alceu Collares (PDT-RS) e Ciro Nogueira (PP-PI) --obtiveram 135 votos. São estes votos que devem definir o nome do novo presidente da Casa.

Concorrem no segundo turno o candidato da oposição, José Thomaz Nonô (PFL-AL), e o candidato governista, Aldo Rebelo (PC do B-SP). Ambos tiveram 182 votos.

Em tese, Aldo poderia agregar os votos do PP e do PTB, pois as duas siglas compõem a base aliada. No entanto, o PTB está praticamente dividido em dois blocos. Congressistas alinhados com o ministro Walfrido Mares Guia (Turismo) devem escolher Aldo. Os parlamentares ligados ao deputado cassado Roberto Jefferson, por outro lado, devem optar por Nonô.

Aldo também não tem garantias em relação ao PP. Embora próximo ao Planalto, 13 deputados evangélicos que adiantaram que não pretendem votar no candidato govenista. Além disso, Ciro Nogueira se sentiu prejudicado pela ação do governo para cooptar o apoio do PL.

Antes de iniciar a sessão de votação do segundo turno, as três bancadas foram visitadas pelos dois candidatos. Oposição e governistas receberam o reforço de senadores e ministros. O PFL, por exemplo, convocou os senadores Antônio Carlos Magalhães (BA) e Heráclito Fortes (PI) para ajudar a ampliar o apoio a Nonô.

Do lado do governo, o ministro Márcio Fortes (Cidades), indicado pelo ex-deputado Severino Cavalcanti, visitou a bancada do PP. Walfrido Mares Guia (Turismo) também participou das negociações na Câmara.

Leia mais
  • Primeiro turno fica empatado entre Aldo e Nonô
  • Vitória de candidato "chapa-branca" prejudicará Câmara, diz Nonô
  • Candidatos menos competitivos anunciam apoio a outros deputados
  • Temer desiste de concorrer à presidência da Câmara

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições na Câmara
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página