Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/09/2005 - 09h02

Presença maciça do Campo no 2º turno é trunfo de Berzoini

Publicidade

CONRADO CORSALETTE
da Folha de S.Paulo

O resultado das disputas pelos comandos regionais do PT aponta a manutenção da hegemonia do Campo Majoritário no país, apesar da perda de seu espaço na composição da direção nacional.

O grupo que controla o partido venceu, já no primeiro turno, em 15 Estados e se mantém no páreo nos 8 onde haverá segundo turno.

A única "baixa" regional registrada até agora ocorreu no Mato Grosso, onde o grupo foi substituído pelo Movimento PT, corrente de posições moderadas que venceu já no primeiro turno.

Na avaliação de integrantes do Campo Majoritário, a manutenção do comando nas máquinas partidárias regionais e o fato de ter representantes em todos os segundos turnos dos Estados são armas de seu candidato à presidência nacional petista, Ricardo Berzoini, para vencer o adversário, Raul Pont, da Democracia Socialista, no dia 9 de outubro.

"Nosso candidatos nos Estados vão manter mobilizadas as militâncias", disse Francisco Rocha, o Rochinha, coordenador do Campo Majoritário. "Pela lógica, quem mais tem de se movimentar no segundo turno para levar mais petistas para votar é nosso adversário", afirmou Rochinha.

A corrente de Pont, da chamada esquerda petista, saiu vitoriosa numa coalizão para a presidência regional do Rio Grande do Sul no primeiro turno. No segundo, a Democracia Socialista disputa a presidência do partido apenas no Rio Grande do Norte.

Pont aposta em alianças com os candidatos da esquerda petista que irão disputar o comando dos outros Estados com o Campo Majoritário, como ocorre em Minas, Bahia e Sergipe. "Trabalhamos com as forças políticas da oposição e temos o compromisso público de que essas correntes estarão conosco no segundo turno."

Pont criticou Berzoini por negociar cargos do Campo Majoritário na direção nacional do partido em troca de apoio, como ocorreu em São Paulo com um grupo de petistas ligados à ex-prefeita Marta Suplicy. "Essas práticas têm de ser banidas", afirmou.

Os oito Estados onde haverá segundo turno pela presidência regional petista são Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Segundo a direção do partido, também haverá segundo turno em pelo menos 75 cidades do país. O comando petista prevê queda do quórum nessa segunda etapa por conta da diminuição das disputas locais, que costumam mobilizar mais a militância. No primeiro turno, 314.926 petistas votaram em 3.653 cidades.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições do PT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página