Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/09/2005 - 19h22

PT antecipa 2º turno das eleições no Pará e no Amapá

Publicidade

da Folha Online

Municípios do Pará e do Amapá vão antecipar o segundo turno do PED (Processo de Eleições Diretas) para este final de semana. No restante do país, as eleições irão ocorrer em 9 de outubro. Os candidatos Ricardo Berzoni, da corrente Campo Majoritário, e Raul Pont, da corrente Democracia Socialista, vão disputar o segundo turno.

Segundo site do PT, a votação será antecipada para evitar que a data coincida com as festividades do Círio de Nazaré, a maior festa religiosa do Norte do Brasil.

Segundo a Comissão Eleitoral Nacional, os 16 municípios aptos do Amapá farão eleições para a presidência nacional do PT, e a cidade de Laranjal do Jarí terá, também, eleição para a presidência municipal.

No Pará, dois municípios terão segundo turno municipal (Belém e Goianezia), e 72 cidades farão eleições nacionais.

A comissão informou que as urnas ficarão lacradas, sob supervisão dos diretórios estaduais, até o dia 9 de outubro, quando serão abertas ao mesmo tempo que outras do restante do país.

Berzoini, ligado ao grupo político que domina o PT desde 1995, teve 123.537 mil votos, contra 43.190 mil votos dirigidos para Pont. Valter Pomar, que disputou com Pont uma vaga no segundo turno, teve 42,9 mil votos.

Pomar, da corrente Articulação de Esquerda, já afirmou que apoiaria a candidatura de Pont caso seu rival ganhasse a vaga para disputar o turno final das eleições do PT. Ambos são críticos da política econômica do governo Lula e construíram suas candidaturas em oposição ao Campo Majoritário, que é responsabilizado pela maior crise política do partido em 25 anos.

O Campo Majoritário, no entanto, mostrou que ainda têm força dentro do partido e ganhou em vários diretórios estaduais do país. Também manteve-se como o grupo de maior representação dentro do diretório nacional.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições do PT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página