Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/10/2005 - 09h51

Intelectuais ligados ao PT assinam manifesto de apoio à eleição de Pont

Publicidade

MARCELO SALINAS
da Folha de S.Paulo

A candidatura de Raul Pont à presidência do PT deve receber hoje o apoio formal de parte considerável da intelligentsia do partido. Um grupo de 61 intelectuais ligados à legenda assinou um manifesto em favor do candidato da Democracia Socialista, que será lido hoje no Rio de Janeiro pelo sociólogo Emir Sader, em uma reunião de intelectuais com Pont.

Assinam o documento a filósofa Marilena Chaui, os economistas Paul Singer, Maria da Conceição Tavares e Marcio Pochmann, o escritor Luis Fernando Verissimo, os críticos literários Roberto Schwarz e Alfredo Bosi, o historiador Luiz Felipe de Alencastro, o teólogo Leonardo Boff e os sociólogos Emir Sader, Maria Victoria Benevides e Gabriel e Amélia Cohn, entre outros.

Para assumir o comando do partido, Pont terá de reverter, no próximo domingo, a vantagem conquistada no primeiro turno pelo candidato do Campo Majoritário, Ricardo Berzoini, que teve 42% dos votos (contra 14,7% do ex-prefeito de Porto Alegre).

"Entendo que a candidatura do Raul encarne melhor essa proposta de renovação no PT (...) Queremos, com isso, que o governo busque formas de sair do atual modelo econômico, para que uma eventual candidatura de Lula em 2006 priorize o social e não privilegie o econômico-financeiro", disse Emir Sader à Folha.

Para Maria Victoria Benevides, a candidatura de Pont, que unifica as tendências de esquerda contra o "centrão petista", favorecerá o "resgate de valores e uma relação de cobrança ao governo com respeito às bandeiras do partido".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições do PT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página