Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/10/2005 - 10h04

Lula se reúne com a bancada do PT na Câmara

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se na manhã desta sexta-feira com a bancada do PT na Câmara dos Deputados para discutir o atual momento político e econômico do país. Sete deputados petistas são acusados de envolvimento no suposto esquema do "mensalão".

O governo pode estar negociando a renúncia de aliados ameaçados de cassação para diminuir o noticiário sobre a crise política. No entanto, a renúncia tem que acontecer antes de o processo ser iniciado no Conselho de Ética da Câmara, o que deverá ocorrer na próxima terça-feira.

No início da semana, o ministro Carlos Velloso, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que tenham seguimento todos os procedimentos administrativos instaurados contra os deputados petistas João Paulo Cunha (SP), Josias Gomes (BA), Professor Luizinho (SP), Paulo Rocha (PA), José Mentor (SP), João Magno (MG) e José Dirceu (SP).

A decisão reformula determinação anterior do presidente do STF, ministro Nelson Jobim, que determinou a suspensão dos processos para garantir o direito de defesa aos parlamentares.

José Dirceu

Relator do processo no Conselho de Ética da Câmara contra o deputado federal José Dirceu, Júlio Delgado (PSB-MG) pedirá a cassação do mandato parlamentar do ex-ministro da Casa Civil.

Segundo apurou a Folha junto a colegas de Delgado no Conselho de Ética, o relator recomendará a cassação de mandato devido a um conjunto de evidências que ligam Dirceu ao esquema do "mensalão". O ex-ministro nega seu envolvimento e argumenta que não existem provas contra ele.

Em conversas informais no Conselho, o relator avaliou que esse conjunto de evidências é suficiente para responsabilizar politicamente o ex-ministro pelo "mensalão" --esquema ilegal de financiamento ao PT e a partidos da base aliada montado pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e pelo publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza.

Delgado deve encerrar na terça-feira a fase de instrução (investigação) do processo contra Dirceu.

Com Folha de S.Paulo

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o "mensalão"
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página