Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/10/2005 - 20h13

Corrente ligada a prefeito assassinado vence disputa do PT em Campinas

Publicidade

MAURÍCIO SIMIONATO
da Agência Folha, em Campinas

Após 15 anos no comando do PT em Campinas (95 km de São Paulo), a corrente Fórum Socialista foi derrotada na disputa pela diretório municipal pela corrente Coletivo, ala ligada ao grupo do prefeito Antonio da Costa Santos, o Toninho do PT, assassinado em setembro de 2001.

O Fórum Socialista é a corrente predominante em Campinas e é ligada ao deputado estadual Renato Simões (PT) e à ex-prefeita Izalene Tiene, que governou a cidade após a morte de Toninho.

A corrente governou a cidade de 2001 a 2003 com apoio da ala Articulação de Esquerda, do candidato derrotado à presidência do PT nacional Valter Pomar, que foi secretário de Cultura e Esportes no governo de Tiene.

Após a morte de Toninho, secretários ligados ao prefeito morto foram excluídos do governo petista --o que gerou um racha interno no partido.

Na última eleição municipal para prefeito, Fórum e Articulação lançaram a candidatura do deputado federal Luciano Zica (PT) a prefeito, mas ele ficou em terceiro lugar entre os candidatos. Na ocasião, a viúva de Toninho, Roseana Garcia, não apoiou à candidatura de Zica.

O candidato eleito pela ala Coletivo, Gerardo Mendes de Melo, foi secretário de Toninho em seu primeiro ano de governo municipal --Toninho assumiu a prefeitura no início de 2001.

Melo venceu por um diferença de 76 votos. Ele teve 609 dos 1.220 votos. O PT de Campinas tem cerca de 3.000 filiados. No primeiro turno, cinco correntes disputaram a presidência do partido em Campinas. O candidato derrotado anteontem foi Carlos Roberto de Oliveira.

Melo assume o PT local com um dívida de R$ 252 mil gerada na última campanha eleitoral. "Uma das [primeiras] medidas será ouvir os filiados e propor uma união interna", disse Melo.

Na avaliação de petistas da cidade, a crise nacional pela qual passa o PT e falta de esclarecimento da morte de Toninho contribuíram para o resultado das eleições municipais.

Nacional

Em Campinas, o candidato à presidência nacional Raul Pont (Democracia Socialista) teve 902 votos, e Ricardo Berzoini (Campo Majoritário), 211 votos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições do PT
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página