Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2005 - 18h03

Deputada do PT pede vistas do voto pela cassação de Dirceu

Publicidade

da Folha Online

A deputada federal Angela Guadagnin (PT-SP) pediu vistas do voto pela cassação do deputado José Dirceu (PT-SP), a cargo do relator Júlio Delgado (PSB-MG). Na prática, o pedido de vistas da deputada atrasa a votação no Conselho do pedido de cassação para sexta-feira, às 9h. É preciso que o pedido seja aprovado nessa instância antes de seguir para o plenário da Câmara.

"Sua cassação se impõe como meio de restaurar a dignidade e a credibilidade desta Casa", afirmou Delgado.

No documento, Delgado faz um resumo de todas as ações feitas pelo Conselho para apurar as denúncias contra Dirceu, que responde a processo por quebra de decoro parlamentar.

O PTB alega que Dirceu comandou o esquema montado pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e pelo publicitário Marcos Valério Fernandes de Souza, para a arrecadação de dinheiro e pagamento do chamado "mensalão" aos deputados da base aliada ao governo. A acusação é apoiada em declarações do próprio Marcos Valério e de sua mulher, Renilda Santiago.

Em sua defesa, Dirceu rebate as acusações ao afirmar que seu envolvimento não é corroborado pelo ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, que teria montado o esquema de distribuição de recursos junto com Marcos Valério.

O parlamentar também menciona o fato de que representantes dos bancos BMG e Rural não ratificam a afirmação de ele estava envolvido ou tinha conhecimento do esquema. O Rural e o BMG são as instituições financeiras que supostamente forneceram os recursos, mediante empréstimo, a Marcos Valério, que posteriormente repartiu entre parlamentares.

Dirceu ainda argumenta que as acusações contra ele tratam de fatos que ocorreram na época em que era ministro da Casa Civil e portanto não deveriam ser julgadas pelo Conselho de Ética.

Delgado foi indicado como relator no dia 10 de agosto. Foram ouvidas como testemunhas de defesa o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, os deputados federais Aldo Rebelo (PC do B-SP), Eduardo Campos (PSB-PE) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), além do jornalista Fernando Morais. Kátia Rabello, a presidente do banco Rural, foi a única de testemunha de acusação a depor.

O PTB chegou a tentar retirar o processo contra Dirceu, mas o pedido foi recusado pelo Conselho.

Leia mais
  • Relator pede cassação do mandato de José Dirceu
  • José Dirceu insiste na tese de ausência de provas para cassação

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre processos de cassação
  • Veja o que já foi publicado sobre o deputado José Dirceu
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página