Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/11/2005 - 17h17

Polícia Federal mobiliza 500 policiais para garantir segurança de Bush

Publicidade

da Folha Online

A Polícia Federal vai mobilizar cerca de 500 policiais neste final de semana para garantir a segurança da comitiva do presidente americano George W. Bush em sua primeira visita oficial ao Brasil. A chamada "Operação América" ainda vai contar com o apoio das agências de inteligência americanas, do Ministério da Defesa, da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal e da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária).

O presidente Bush é acompanhado por sua mulher, Laura Bush, e pela Secretária de Estado, Condoleezza Rice.

Segundo a assessoria da PF, os peritos das divisões técnicas da instituição devem fazer varreduras, além de utilizar cães farejadores, para perscrutar os lugares por onde deve passar a comitiva americana.

Os policiais federais devem ser responsáveis pela segurança física da comitiva, enquanto a Polícia Militar deve fazer a segurança do trajeto das autoridades americanas.

Agenda política

Na Argentina, o último país antes da passagem pelo Brasil, o presidente Bush afirmou que ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva têm "os mesmos objetivos" apesar de terem "sentidos políticos diferentes", conforme registro do jorna argentino "La Nación".

O presidente americano participa da 4ª Cúpula das Américas, que reúne 33 presidentes do continente na sexta-feira e no sábado que vêm na Argentina. Entre os temas mais polêmicos na pauta dessa cúpula está a Alca (Área de Livre Comércio das Américas), emperrada desde 2004.

Os EUA, junto com outros países, como Canadá e México, querem impulsionar o bloco comercial durante o encontro, fixando uma data para o seu lançamento, em 2006. Outro grupo de países, como Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, não querem essa menção, apesar de concordarem que seja mencionada a retomada das negociações.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente George W. Bush
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página