Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2005 - 15h15

Conselho de Ética ouvirá testemunhas no caso José Mentor

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O deputado Edmar Moreira (PFL-MG), relator do processo contra o deputado José Mentor (PT-SP), agendou para a próxima quinta-feira dois depoimentos que subsidiarão as investigações do Conselho de Ética da Câmara sobre as denúncias contra o relator da CPI do Banestado.

Mentor foi citado no relatório parcial das CPIs dos Correios e do Mensalão como participante do esquema de distribuição irregular de recursos obtidos pelo PT no chamado "valerioduto".

A primeira testemunha arrolada pelo relator foi Fernanda Karina Somaggio, ex-secretária da empresa SMPB, de Marcos Valério Fernandes de Souza, apontado como operador financeiro do esquema do "mensalão". A segunda testemunha que deverá falar no Conselho também na quinta-feira é o advogado Rogério Tolentino, sócio de Marcos Valério.

Estes serão os primeiros depoimentos a serem tomados dentro das investigações feitas em relação aos citados pelas CPIs. Até o momento, somente o deputado Pedro Henry (PP-MT) fez a sua defesa pessoal.

Os demais acusados já encaminharam suas defesas prévias por escrito, mas nenhum deles foi ouvido pessoalmente ainda.

Contra o deputado José Mentor pesa a acusação de que ele recebeu, por intermédio de seu escritório de advocacia, R$ 120 mil da 2S Participações, de Marcos Valério.

Também em posse da CPI há uma cópia de um cheque da 2S no valor de R$ 60 mil, também depositado na conta do escritório.

O deputado afirmou que seu escritório prestava serviços para um sócio da 2S.

Mentor também é citado na agenda de Fernanda Karina. Segundo a secretária, quando o deputado relatava a CPI do Banestado, Marcos Valério destruiu 25 pastas com documentos da SMPB.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre José Mentor
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página