Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/11/2005 - 21h14

Índios invadem sede da Funasa em MG e pedem melhorias no atendimento

Publicidade

PAULO PEIXOTO
da Agência Folha, em Belo Horizonte

Cerca de 30 índios das tribos Pataxó, Crenaque e Aranã invadiram na manhã desta segunda-feira a sede da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), em Belo Horizonte, para cobrar melhorias na estrutura de atendimento. Entre as reivindicações está mudanças na chefia do Distrito Sanitário Especial Indígena, em Governador Valadares, no leste mineiro.

Os índios reclamam de "omissão no atendimento, falta de medicamentos, capacitação para os agentes indígenas de saúde e problemas de estrutura e insalubridade nos locais em que são atendidos ou hospedados" em Governador Valadares, conforme documento apresentado por eles ao órgão e divulgado pelo Cimi (Conselho Indigenista Missionário).

Os índios querem participar das discussões sobre o atendimento à saúde indígena nos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo, que estão sob a jurisdição da Funasa de Belo Horizonte.

A assessoria de imprensa da Funasa, em Brasília, informou que a comissão de indígenas foi recebida e que ficou acertado que um representante do órgão se deslocará a Minas nos próximos dias para tratar das reivindicações apresentadas. Nenhum item da pauta foi comentado pelo órgão, especialmente sobre o afastamento da chefia do distrito sanitário indígena.

Mas, segundo o Cimi, durante reunião com a coordenação da Funasa na capital mineira, algumas questões, como veículos para transporte dos índios, foram acertados. Após essa reunião, 13 índios permaneceram no prédio esperando que fosse formalizado por escrito o resultado da reunião.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre protestos de índios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página