Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2005 - 21h45

Mais uma jovem indígena tenta o suicídio

Publicidade

KÁTIA BRASIL
da Agência Folha, em Manaus

Mais uma jovem indígena tentou o suicídio em São Gabriel da Cachoeira (AM). A tentativa da adolescente de 17 anos, no sábado, foi a sexta entre índios de 12 a 17 anos em outubro e novembro. Nesse período, três adolescentes índios morreram por enforcamento na cidade. Outros 15, segundo relatório da Polícia Civil do município, "manifestaram o desejo" de suicidar-se.

O motivo da seqüência de suicídios e das tentativas ainda não foi identificado. Uma das linhas de investigação é a hipótese de que um homem adulto esteja incentivando os jovens a se matar.

A polícia colocou câmeras de segurança nos cemitérios de São Gabriel da Cachoeira (858 km oeste de Manaus) e, com auxílio da Polícia Militar, realizam rondas em todos os locais considerados suspeitos.

A investigação das mortes está sendo feita pelo delegado Prudência Brisolla Corrêa, que abriu inquérito para o primeiro caso, da menina R.,13, que se matou em 11 de outubro.

Hoje, o delegado afirmou que que a tentativa de suicídio da adolescente de 17 anos aconteceu dentro de casa. Ela usou uma corda fina, que não agüentou o seu peso e acabou rompendo. O caso aconteceu no sábado a tarde. A garota foi encontrada pela mãe caída no chão do quarto e com marcas da corda no pescoço.

"Ela continua internada no Hospital de Guarnição do Exército. Já tinha passagens pela polícia por problemas com o alcoolismo", disse Corrêa.

A antropóloga Cristiane Lasmar, do ISA (Instituto Socioambiental), disse que os casos recentes de suicídio devem ser situados no que chama de um "amplo quadro de crise social" vivenciado pelos moradores indígenas de São Gabriel da Cachoeira --da população de 30 mil habitantes, 90% são indígenas, geralmente morando em bairros de periferia em situação de pobreza.

Hoje, a Polícia Civil do Amazonas e Secretaria de Estado de Assistência Social informaram que enviaram de Manaus a São Gabriel da Cachoeira uma equipe de seis pessoas composta de policiais, psicólogos, e assistentes sociais para reforçar os trabalhos de prevenção e investigação de suicídios de adolescentes ocorridos no município.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre índios
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página