Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
25/11/2005 - 17h51

"Mediocridade política" atrapalhou crescimento do país, diz Lula

Publicidade

da Folha Online

O Brasil perdeu oportunidades de crescimento por causa da "mediocridade" política do país, segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com Lula, muitos políticos pensam somente nos quatro anos de mandato.

"Pela mediocridade política do Brasil, pela mediocridade de uma classe política, boa parte dela, não consegue pensar o país nem um minuto depois do seu mandato, só pensa nos seus quatro anos, pensando em uma reeleição", disse o presidente ao participar do evento de assinatura do projeto de construção da ferrovia Transnordestina em Fortaleza (CE).

Para Lula, um presidente do Brasil não pode se ater a uma política imediata. "Quem assume a presidência de um país importante como o Brasil não pode ser pequeno e pensar na próxima eleição. Não pode ser pequeno e apenas estabelecer a política do imediatismo."

Lula chegou a sugerir a criação de um projeto constituinte para o país, que deveria ser seguido por todos os mandatários. 'Todo presidente que entrar não tem que inventar nada. Tem que cumprir o projeto constituinte até que a gente resolva o problema do Brasil', declarou.

"A história de uma nação não se constrói numa década e, às vezes, nem em um século. Resolver as mazelas que foram feitas ao longo de séculos neste país e pagar as dívidas sociais que foram contraídas com o povo brasileiro não será resolvidos em um mandato, dois mandatos, três mandatos e em quatro mandatos. É preciso um compromisso da nação".

Com Agência Brasil

Leia mais
  • Lula diz que críticos do governo são "aves de mau agouro"

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente Lula
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página