Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2006 - 11h15

Palocci deve depor em janeiro, diz presidente da CPI dos Bingos

Publicidade

da Folha Online

O presidente da CPI, senador Efraim Morais (PFL-PB), afirmou que o ministro Antonio Palocci (Fazenda) deverá depor na condição de convidado entre os dias 24 a 27 de janeiro. Segundo o senador, a comissão ainda vai definir com o ministro a data. Caso Palocci não confirme o dia do depoimento, no entanto, Efraim afirmou que "não existirá outra saída senão colocar em votação o requerimento de convocação".

O presidente da CPI dos Bingos lembrou que o próprio ministro se comprometeu em comparecer para depor durante a segunda quinzena de janeiro. Em dezembro, Palocci chegou a encaminhar carta à presidência da CPI solicitando a ampliação do prazo para depor, justificando que sua agenda estaria lotada, argumento que foi aceito tanto pelas oposições como pela base do governo.

O ministro terá de esclarecer, entre outras coisas, denúncias de corrupção durante o período em que foi prefeito da cidade de Ribeirão Preto (SP) e que dizem respeito a pagamento mensal de propina por parte de alguns empresários. O dinheiro arrecadado, conforme as acusações, era repassado aos cofres do PT para ser usado em futuras campanhas eleitorais. Palocci nega as acusações.

Na próxima semana, a CPI deverá iniciar a leitura e a votação do relatório parcial que trata da renovação, em abril de 2003, do contrato, no valor de R$ 650 milhões, entre a Caixa Econômica Federal e a multinacional Gtech, destinado a operacionalizar toda a rede lotérica do país, incluindo o processamento da apuração dos ganhadores, rateio e repasse de prêmios. A renovação foi feita por 25 meses.

No relatório parcial devem aparecer os nomes do ex-assessor da Casa Civil da Presidência da República Waldomiro Diniz, e do advogado Rogério Tadeu Buratti. Ambos foram citados durante as investigações como sendo os principais intermediários de um possível pagamento de propina pela Gtech para a renovação do contrato com a Caixa.

Com Agência Senado

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página