Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2006 - 18h23

Evo Morales chega ao Brasil na próxima sexta-feira

Publicidade

da Folha Online

O presidente eleito da Bolívia, Evo Morales, chega ao Brasil na próxima sexta-feira e será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o Itamaraty, o objetivo da visita é reforçar os laços de cooperação entre os dois países.

Em nota, o Itamaraty informa que, durante o encontro, os dois presidentes devem conversar sobre o papel da Bolívia na consolidação da Comunidade Sul-Americana de Nações. Junto ao Brasil e o Peru, a Bolívia integra a Tróica da Comunidade e deverá ser anfitriã da 2ª Reunião de Cúpula dos Chefes de Estado da Comunidade, que acontece ainda este ano.

De acordo com o presidente da Associação dos Residentes Bolivianos em São Paulo, Gil Teodoro Morales, o encontro entre os dois presidentes representa a oportunidade de novas alianças bilaterais.

"Acho que é de grande importância a participação do governo boliviano para que possamos ter algumas negociações importantes como convênios para a melhoria dos dois países em todos os aspectos, tanto sociais e econômicos como políticos", disse.

Na avaliação dele, ambos os países podem se beneficiar da troca de experiências em várias questões, como a reforma agrária, por exemplo. 'Nesse sentido, temos uma experiência e vocês têm outras, precisamos compartilhá-las e incentivar o intercâmbio' acrescentou.

Brasil e Bolívia são parceiros importantes na produção do gás natural. Dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Adegas) de dezembro de 2005 indicam que 44% do produto consumido no Brasil vem da Bolívia. Desde 1996, a Petrobras faz a exploração e a produção de reservas de gás para o abastecimento do gasoduto Brasil-Bolívia.

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Evo Morales
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página