Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/01/2006 - 14h24

Oposição critica desempenho de Palocci na CPI dos Bingos

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

A negativa do ministro Antonio Palocci (Fazenda) à CPI dos Bingos em processar o advogado Rogério Buratti enquanto durarem as investigações do Ministério Público e da comissão gerou críticas dos oposicionistas ao depoimento prestado nesta quinta-feira.

Palocci disse que, se optasse por processar Buratti, que o acusa de intermediar operações irregulares, como doações de recursos de caixa dois para o PT, estaria usando o cargo para pressionar o julgamento e o processo de investigações. Portanto, afirmou esperaria as investigações para então decidir se ingressaria na Justiça contra o ex-assessor.

"Ele demonstra insensibilidade, frieza e condescendência com o que está ruim ao seu redor", afirmou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). "O ministro não precisa que o processo seja concluído para processá-lo", disse o líder do PSDB na Casa, Arthur Virgílio (AM).

Na avaliação dos tucanos, Palocci evitou perguntas e não conseguiu esclarecer todas as questões. "Ele usa o desmentido como sendo sentença judicial de absolvição", afirmou Dias. "Ele está respondendo irresponsavelmente questões sérias. Nós pensamos que ele iria melhor", acrescentou.

Do outro lado, o senador Tião Viana (PT-AC) elogiou o fato de o ministro não se recusar a responder à alguma pergunta feita pelos integrantes da CPI dos Bingos. "Foi um excelente desempenho, demonstrou autoridade moral e foi absolutamente claro", afirmou.

Viana defendeu que Palocci pode esperar a conclusão dos processos para então decidir de processará Buratti. "O Álvaro Dias já teve sua honra atacada durante a votação da reforma da previdência e não processou quem o atacou", declarou o senador petista.

Diante do depoimento, o senador José Agripino (PFL-RN) disse acreditar que o relator da comissão, Garibaldi Alves (PMDB-RN), incluirá Palocci no relatório final. "Como o depoimento está indo, não há como ele não ser citado no relatório final como, pelo menos, conivente com a improbidade"

Leia mais
  • Palocci nega acordo com empresários de bingos para legalizar jogo no Brasil
  • Palocci diz que recebeu contribuição da Leão Leão, mas nega propina
  • Governo teme o depoimento de Palocci hoje

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página