Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/01/2006 - 11h00

Contagem preliminar aponta que 80 mil participaram do Fórum em Caracas

Publicidade

da Folha Online

"Cumprimos as expectativas", disse Jacobo Torres, um dos organizadores do 6º Fórum Social Mundial, em Caracas, na Venezuela. Segundo a primeira contagem oficial, cerca de 80 mil pessoas participaram do encontro. Foram 53 mil inscritos particulares, 19 mil representantes de organizações sociais, quase 3 mil voluntários e 4,9 mil jornalistas. Cerca de 2 mil atividades estavam programadas.

Em número de atividades propostas, o Brasil ficou na frente (450), seguido por Venezuela (400), Colômbia (150), Estados Unidos (115), Argentina (129), Cuba (65), Equador (60), Canadá (40), França (30) e Espanha e Chile (25 cada). Além dessas, 200 atividades culturais ocorreram entre os dias 24 e 29 de janeiro. As delegações mais numerosas foram da Venezuela, seguida por Colômbia e Brasil. Em 2005, os números oficiais contaram mais de 150 mil pessoas no 5º Fórum Social Mundial, em 2.500 atividades realizadas em Porto Alegre.

Assim como o último fórum realizado no Brasil, uma das críticas freqüentes foi o cancelamento da programação sem aviso prévio.

Entre os destaques, Torres disse que houve muitos avanços em diversas articulações. Citou, como exemplo, o fórum de saúde, de educação, parlamentar, de autoridades locais, a rede de economia solidária e movimento sindical.

Outro membro venezuelano do Comitê Organizador, Júlio Fermin, afirmou que a grande inclusão do povo dos Estados Unidos nos debates foi uma grande vitória. "Diversos grupos anti-guerra daquele país estiveram aqui em Caracas, mostrando que cada vez mais gente dos próprios Estados Unidos luta contra o imperialismo."

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Fórum Social Mundial
  • Leia a cobertura completa sobre os fóruns globais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página