Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/02/2006 - 21h39

CNT/Sensus deve apontar vantagem de 10 pontos de Lula sobre Serra

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

A pesquisa CNT/Sensus, que será divulgada amanhã, deve apontar uma vantagem de 10 pontos percentuais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre o prefeito de São Paulo, José Serra, nas intenções de voto para o segundo turno das eleições de 2006. Na pesquisa anterior, Lula somente perdia as eleições para Serra no segundo turno. Agora, ele ganha de todo os demais presidenciáveis e com folga.

Na última pesquisa CNT/Sensu, divulgada em novembro, Serra teria 41,5% dos votos e Lula 37,6%.

A sondagem da CNT também deve indicar melhoras em outros indicadores do presidente e do governo, como por exemplo, a avaliação popular sobre a situação da economia.

"Isso mostra que o presidente tem musculatura e é um forte candidato. A pesquisa confirma a tendência que vinha desde o Ibope", disse o ministro Jaques Wagner (coordenador político do governo), que participa do jantar comemorativo do aniversário do PT de 26 anos.

Na avaliação do ministro, até as entrevistas do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e os trabalhos das CPIs favoreceram Lula na pesquisa.

"A entrevista do Fernando Henrique acabou ajudando. Ao povo interessa a investigação e a punição dos culpados. Quando se prorroga, acaba se perdendo o tom. Acaba cansando esse tipo de noticiário e acaba mostrando que não é uma investigação sincera, mas um processo de desgaste", disse ele, em uma referência à ampliação de prazo para o término das comissões parlamentares.

O ex-presidente FHC, nos últimos meses, elevou o tom de suas declarações contra o presidente Lula. Em entrevistas, à revista "Istoé" e ao programa de TV "Roda Viva", ele afirmou que havia corrupção no governo.

O ministro disse ainda que preferia analisar uma série de mais longa de pesquisas para julgar as perspectivas de uma possível candidatura de Lula à reeleição. Ele declarou, no entanto, que "mesmo longe, uma pesquisa boa é boa para alma".

Pesquisas

As últimas pesquisas de intenção de voto mostraram uma clara recuperação do presidente Lula, que teve sua imagem afetada pelo escândalo do "mensalão". O instituto Datafolha, por exemplo, mostrou que primeiro turno, Serra e o presidente estão em empate técnico: 34% para Serra, contra 33% de Lula. No segundo turno, o prefeito de São Paulo ganhava com oito pontos percentuais de vantagem: 49% a 41%. Contra Alckmin, Lula venceria nos dois turnos.

O dado mais importante foi revelado nas taxas de aprovação do presidente (36% de ótimo ou bom), semelhantes às taxas verificadas antes do "mensalão".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições de 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página