Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/02/2006 - 11h53

Lula venceria Serra por 10 pontos percentuais, diz CNT/Sensus

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

A pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recuperou a liderança em uma possível disputa para a sucessão com o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB).

Na pesquisa anterior, Lula perderia para Serra no 2º turno por 3,9 pontos de diferença, ainda assim dentro da margem de erro, que é de 3 pontos para cima ou para baixo.

Na sondagem mais recente, Lula venceria todos os possíveis candidatos com folga. Apenas em um cenário, com outros cinco candidatos --Serra, o ex-governador Anthony Garotinho (PMDB), a senadora Heloisa Helena (PSOL-AL), o presidente do PSDC, José Maria Eymael, e o presidente nacional do PPS, deputado Roberto Freire (PE)-- a vantagem de Lula seria em uma margem de menos de dois dígitos.

No restante dos cenários propostos pela pesquisa, Lula venceria os adversários com, no mínimo, uma folga de 10 pontos.

No primeiro cenário, contra Serra ainda no 1º turno, o presidente Lula venceria com uma diferença de 11,6 pontos percentuais. Lula teria 40,2% contra 28,6% de Serra. Garotinho ficaria em terceiro lugar, com 10,5%, seguido de Heloisa Helena, com 5%.

Em outra simulação, em que o candidato do PMDB é trocado pelo governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, Lula teria 42,5% contra 31,5% de Serra. A terceira posição seria de Heloisa Helena (5,4%) e o último colocado seria o governador do Rio Grande do Sul (2,5%).

Na terceira lista, com o pior resultado para Lula, o presidente teria 35,8% contra 31,2% do prefeito de São Paulo.

Em uma possível disputa com os governadores de São Paulo, Geraldo Alckmin, ou de Minas Gerais, Aécio Neves, a vantagem de Lula aumentaria. Contra Alckmin, Lula venceria com 42,2% contra 17,4%. Já no confronto com o governador mineiro, o presidente teria 42,5% contra 11,2%.

Segundo turno

Em uma eventual disputa em segundo turno com Serra, Lula teria vantagem de 10 pontos --47,6% contra 37,6%. Na pesquisa anterior, feita em novembro de 2005, Lula perderia de Serra de 37,6% contra 41,5%.

No outros cenários, Lula ultrapassaria os 50% das intenções de voto e venceria com tranqüilidade os demais possíveis candidatos --Alckmin, Aécio, Garotinho, Rigotto e Heloisa Helena.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais. Foram ouvidas 2.000 pessoas em 195 cidades entres os dias 6 e 9 de fevereiro.

Leia mais
  • CNT/Sensus mostra recuperação na aprovação do governo Lula
  • CNT/Sensus deve apontar vantagem de 10 pontos de Lula sobre Serra

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as pesquisas CNT/Sensus
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições de 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página