Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/02/2006 - 16h15

Ainda não me decidi sobre aposentadoria de Janene, diz Aldo

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), afirmou nesta quarta-feira que ainda não decidiu se vai conceder aposentadoria ao ex-líder do PP na Câmara, deputado José Janene (PR). Segundo Aldo, foi pedida uma nova avaliação da assessoria jurídica sobre o caso.

O deputado paranaense é alvo representação no Conselho de Ética por suposto envolvimento no esquema "valerioduto".

Janene está licenciado de seu cargo desde setembro do ano passado devido a problemas de saúde. Uma junta médica da Câmara atesta que ele não pode mais exercer seu mandato parlamentar, mas a assessoria jurídica da Casa informou ao presidente da Câmara que Janene pode voltar a concorrer a um cargo público mesmo sendo aposentado por invalidez.

"Se fosse uma relação trabalhista, ele [Janene] seria o funcionário e eu o patrão. Eu que decidiria aposentá-lo ou não. O laudo da junta médica aponta uma cardiopatia grave que o impossibilita de exercer suas atividades parlamentares. Tenho a responsabilidade humana, mas há injunções políticas que precisam ser avaliadas", afirmou Aldo.

O presidente da Câmara teme que o pedido de aposentadoria por parte de Janene seja uma forma de evitar o julgamento pelo Conselho de Ética e, posteriormente, pelo plenário da Casa. Caso os deputados entendam que houve quebra de decoro parlamentar, Janene pode ter seu mandato cassado e se tornar inelegível por oito anos.

"Eu ainda não tomei uma decisão porque quero que ela seja lastreada. O processo no Conselho transcorre normalmente. Só vou tomar uma decisão quando receber o resultado de todas as consultas feitas."

Leia mais
  • Aldo diz que não é imoral ou ilegal usar dois imóveis funcionais da Câmara
  • Presidente da Câmara diz que falhou na tentativa de garantir quórum
  • Aldo diz que gastos com convocação extraordinária foram desnecessários

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a convocação extraordinária
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página