Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/02/2006 - 12h03

Por falta de depoimento, Conselho de Ética antecipa folga de Carnaval

Publicidade

da Folha Online, em Brasília

O Conselho de Ética da Câmara vai ter seus trabalhos esvaziados nesta semana devido ao feriado de Carnaval e à falta de vontade de testemunhas arroladas em processos de comparecerem ao colegiado. Segundo o presidente do Conselho, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), nenhuma das pessoas convidadas a depor nesta semana aceitou o convite, alegando problemas de agenda.

O ex-assessor da liderança do PP na Câmara João Cláudio Genu e Enivaldo Quadrado, um dos proprietários da Corretora Bônus-Banval, foram arrolados como testemunhas do caso contra o deputado José Janene (PP-PR). Os dois responderam ao convite feito pelo Conselho de Ética pedindo que uma nova data fosse marcada a partir de março. O Conselho também tentou agendar os depoimentos dos deputados Onyx Lorenzoni (PFL-RS) e Zulaiê Cobra (PSDB-SP).

Onyx foi alvo de representação por parte do PT, que acusa o deputado gaúcho de ferir o decoro parlamentar pois divulgou dados que são protegidos por sigilo bancário e fiscal, o que justificaria a cassação de seu mandato. Estes dados estavam em poder da CPI dos Correios. A deputada Zulaiê Cobra também é alvo de representação do PT. O motivo é uma entrevista que a deputada deu atacando a honestidade da cúpula petista.

Segundo a assessoria do Conselho de Ética, Onyx Lorenzoni não poderá depor nesta semana porque está em missão oficial pelo Congresso na Alemanha. Quanto à deputada Zulaiê Cobra, a assessoria informa que não recebeu resposta do convite feito a parlamentar tucana.

O Conselho também convidou para depor nesta semana as testemunhas arroladas pela relatoria do caso contra o deputado José Janene. São elas: Simone Vasconcelos, Marcos Valério Fernandes de Souza e Eliane Alves. Os três são da empresa SMPB e foram citados em outros depoimentos já prestados como envolvidos no chamado "valerioduto". Nenhum deles se pronunciou a respeito do convite feito pelo colegiado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Conselho de Ética
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página