Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/03/2006 - 14h15

CPI dos Correios já tem resultados antes da conclusão, diz Rands

Publicidade

da Folha Online

O deputado Maurício Rands (PT-PE), que integra a CPI dos Correios, comentou nesta segunda-feira a reta final da comissão, que deve encerrar seus trabalhos até o próximo dia 20, e avaliou que, mesmo antes de sua conclusão, já há resultados da CPI.

"A comissão já gerou processos de cassação, deputados perderam mandatos porque tiveram de renunciar, ministros de Estado desocuparam pastas, diretores de estatais e de partidos foram substituídos", afirmou.

Rands ainda falou sobre o "valerioduto", esquema de financiamento ilícito que envolve as agências de publicidade de Marcos Valério Fernandes de Souza, bancos e partidos políticos. "Este mecanismo funcionou tanto em 1998, na campanha do PSDB e PFL, quanto em 2003, usado por ex-dirigentes do PT."

Outro esquema descoberto pela CPI é chamado por Rands de "dimasduto", referindo-se às investigações sobre o ex-diretor de Furnas, Dimas Toledo. "É um esquema de arrecadação em torno de Furnas que funcionou em 2003 para os aliados do então presidente Fernando Henrique Cardoso", afirmou. Nos Correios, objeto específico da comissão, já se verificou superfaturamento milionário nas licitações no Correio Aéreo Noturno.

Para que esquemas de caixa dois como estes não ocorram nas próximas eleições, o deputado considera que as mudanças aprovadas para o pleito de outubro não serão suficientes. "A lei de redução de custos de campanha que proíbe showmício, publicação de anúncio em jornal, distribuição de camisas e bonés, não é suficiente para coibir o caixa dois", afirmou.

"A proibição barateia alguns custos, mas não estabelece, por exemplo, um teto para limitar os gastos das candidaturas. O Congresso fica devendo uma resposta mais estrutural no sistema eleitoral brasileiro, que precisa de mudanças mais profundas, uma reforma política que não fique somente na superfície", reiterou.

Com Agência Brasil

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página