Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/03/2006 - 08h56

Plenário vota hoje processos contra Pedro Corrêa e Pedro Henry

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

Após livrar os deputados Roberto Brant (PFL-BA) e Professor Luizinho (PT-SP) da perda de mandato, o plenário da Câmara vai colocar em votação na quarta-feira mais dois processos de cassação. Desta vez serão votados os processos contra os deputados Pedro Henry (PP-MT) e Pedro Corrêa (PP-PE).

O primeiro processo a entrar em pauta é o do deputado Pedro Henry (PP-MT). O Conselho recomendou o arquivamento das acusações contra o deputado.

Após a votação do processo contra Henry entrará em pauta o processo contra o deputado Pedro Corrêa (PP-PE).

O relatório do caso contra Henry, que pedia a cassação do mandato, originalmente de autoria do deputado Orlando Fantazzini (PSOL-SP), foi rejeitado pelos integrantes do Conselho. Após a derrota deste parecer, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) foi indicado um relator substituto.

Sampaio fará a defesa do novo parecer do Conselho que absolve Pedro Henry. Mesmo sendo um pedido de arquivamento de processo, a votação continua secreta e será feita em cédula de papel.

O processo contra Pedro Corrêa --que teve seu pedido de cassação aprovado no Conselho-- também será relatado por Sampaio.

Contra Corrêa pesa o fato dele ter recebido do PT, como presidente do PP, recursos do valerioduto. O deputado é acusado de ter recebido R$ 700 mil do esquema do "valerioduto". Em depoimento ao Conselho de Ética, Corrêa disse que os saques no Banco Rural foram feitos pelo chefe-de-gabinete da liderança do PP, João Cláudio Genu.

O dinheiro foi gasto, segundo Corrêa, para o pagamento dos honorários dos advogados que defenderam o ex-deputado Ronivon Santiago (AC). O pedido de cassação de Pedro Corrêa foi aprovado por 11 votos a favor e três contrários no Conselho. Apesar deste resultado expressivo no Conselho, Corrêa afirma estar tranqüilo e otimista com sua absolvição.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre processos de cassação
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página