Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/03/2006 - 13h35

CPI começa tomar depoimento de caseiro e não espera STF

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

A CPI dos Bingos começou a tomar o depoimento do caseiro Francenildo dos Santos Costa, o Nildo. O depoimento será aberto, apesar dos apelos dos governistas para restringir a sessão para preservar a imagem pessoal do ministro Antonio Palocci (Fazenda).

Nildo trabalhou na casa alugada pelos ex-assessores da Prefeitura de Ribeirão Preto, Rogério Buratti e Vladimir Poleto, entre 2003 e 2004. Em entrevistas para a mídia, Nildo disse ter visto Palocci pelo "dez ou vinte vezes" na casa, contradizendo o ministro. Em depoimento à CPI dos Bingos, Palocci negou que tenha ido à casa.

Para os integrantes da CPI, a casa poderia ter sido usada pelos integrantes da chamada "república de Ribeirão Preto" para fazer lobby dentro do governo em favor de determinados grupos empresariais.

Com a decisão de iniciar o depoimento, a CPI sinalizou que não está disposta a esperar o STF (Supremo Tribunal Federal) analisar o mandado de segurança, com pedido de liminar, protocolado pelo PT para impedir o depoimento do caseiro. O PT também pediu para o STF suspender todas as ações da CPI dos Bingos.

No mandado de segurança, o PT pede a suspensão das investigações sobre a existência de empréstimos a partidos políticos, supostos esquemas de caixa 2, sistemas de arrecadação partidária, denúncias de superfaturamento e investigações sobre a vida íntima de entes públicos. O líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), também pretende entrar com ação no STF contra a CPI dos Bingos.

Festas

De acordo com as declarações do caseiro, Palocci freqüentava a casa a cada 15 dias, por volta das 18h, ou nos finais de semana.

Ele negou que o ministro tenha participado das festas promovidas pelos ex-assessores de Ribeirão Preto. Encarregado por recolher o lixo do dia seguinte, o caseiro disse que as festas eram regadas a uísque, pacotes de amendoim e castanha, embalagens de salaminho, camisinhas e caixas de Viagra.

Leia mais
  • Caseiro volta a contradizer Palocci e nega ter recebido dinheiro
  • Berzoini acusa oposição de usar Palocci para influir nas eleições de 2006

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página