Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2006 - 19h38

Planalto confirma Mantega na Fazenda e que Fiocca assume BNDES

Publicidade

ROSE ANE SILVEIRA
da Folha Online, em Brasília

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), confirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o pedido de demissão do ministro Antonio Palocci e que ele já indicou o presidente do BNDES Guido Mantega para o cargo. Mercadante também afirmou que o vice de Mantega no banco, Demian Fiocca, deve assumir seu cargo.

"Mantega assumirá a partir de agora toda a responsabilidade do comando da política econômica do governo, que deverá ser mantida", disse ele.

Mercadante, que participou por mais de 3 horas de reunião do grupo de coordenação política do governo, também disse que o presidente aceitou o pedido de demissão do presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, e que o nome de seu substituto será anunciado nesta semana.

Segundo o senador, Palocci teve um "gesto de grandeza ao reconhecer que errou e pedir demissão" e que "o presidente reconhece a contribuição do ministro Palocci para o país, mas o Estado de Direito está acima das circunstâncias e dos indivíduos. Como o Estado de Direito não respeitado, o presidente decidiu aceitar a demissão de Palocci e do presidente da Caixa, Jorge Mattoso".

Sobre o fato de não ser indicado ministro, o senador disse:"o presidente Lula reafirmou que considera fundamental a minha permanência a frente da liderança do governo neste momento delicado. Ele também manifestou a importância da minha pré-candidatura ao governo de São Paulo".

Leia mais
  • Dólar e risco Brasil têm forte alta com saídas de Palocci e Portugal
  • Nota do FMI enfatiza 'conquistas do Brasil sob Palocci'
  • Saiba mais sobre Guido Mantega
  • Palocci pede afastamento da Fazenda após quebra do sigilo de caseiro

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página