Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/03/2006 - 22h17

Palocci diz que é alvo de "maldade" e nega participação em quebra de sigilo

Publicidade

ANA PAULA RIBEIRO
da Folha Online, em Brasília

Antonio Palocci reafirmou hoje em sua carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que não quebrou o sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa. Foi principalmente a quebra que motivou a saída de Palocci do comando do Ministério da Fazenda. "Quero esclarecer que não tive nenhuma participação, nem de mando, nem operacional, no que se refere à quebra do sigilo bancário de quem quer que seja. Reafirmo ainda que não divulguei nem autorizei nenhuma divulgação sobre informações sigilosas da Caixa Econômica Federal. Sou consciente das leis e da responsabilidade do meu cargo. Sou consciente das regras da democracia e do Estado de Direito", diz a carta.

Na carta, ele diz que sua permanência no cargo não serve ao interesse do país. "Estou convencido que minha permanência no Ministério da Fazenda, neste momento de exacerbado conflito político, e quando sou alvo de todo tipo de maldades e acusações, não mais contribui para o avanço da obra de Vossa Excelência, nem serve ao melhor interesse do Brasil."

O ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Mattoso, disse hoje à Polícia Federal que entregou o extrato do caseiro "nas mãos" de Palocci.

Na carta ao presidente, Palocci destaca ainda o trabalho para a estabilização da economia, a geração de emprego e a administração da dívida pública.

"Tomo a decisão de pedir o meu afastamento com tranqüilidade. A consistência do trabalho feito e a solidez da economia brasileira me dão a certeza de que a estabilidade do país e de suas instituições não depende da pessoa do ministro da Fazenda e sim das políticas definidas por Vossa Excelência. (...) Minha dedicação e minha energia sempre estiveram voltadas para o progresso do Brasil e de seu povo. Esta é a mesma convicção da honrada equipe do Ministério da Fazenda e, tenho certeza, do próximo ministro que Vossa Excelência escolherá", conclui.

Leia mais
  • Veja a íntegra do pedido de afastamento do presidente da CEF
  • Saiba mais sobre Guido Mantega
  • Palocci pede afastamento da Fazenda após quebra do sigilo de caseiro
  • OAB elogia afastamento e oposição critica manobra para proteger Palocci

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página