Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/04/2006 - 20h14

Ministério Público vai investigar denúncias contra Alckmin

Publicidade

FAUSTO SALVADORI FILHO
da Folha Online

A administração do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) virou alvo de várias investigações dentro do Ministério Público de São Paulo. Cinco delas foram iniciadas nesta segunda-feira. Alckmin deixou o governo na semana passada para disputar a Presidência da República.

Segundo o Ministério Público, dois dos procedimentos preparatórios para investigação envolvem diretamente Alckmin e estão sendo apurados pelo gabinete do Procurador-Geral de Justiça, Rodrigo César Rebello Pinho --que tem a prerrogativa de investigar atos administrativos de governadores e ex-governadores.

Entre as investigações está a suposta irregularidade na doação de 400 peças do estilista Rogério Figueiredo para Lu Alckmin. O Ministério Público também quer saber se houve irregularidade no patrocínio institucional de R$ 60 mil da CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista) para a revista Ch'an Tao, da Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil, presidida pelo médico Jou Eel Jia, acupunturista de Alckmin.

Outra investigação apura a suposta aquisição em duplicidade por parte da Nossa Caixa de 500 fornos a gás --por R$ 400 mil-- para doação ao programa das padarias artesanais que Lu Alckmin criou ao presidir o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

Por fim, os promotores também investigam um contrato para informatização da Nossa Caixa.

A investigação que envolve a verba publicitária da Nossa Caixa foi iniciada na última quinta-feira. As demais foram abertas hoje.

Na Promotoria da Justiça e Cidadania, o promotor Sérgio Turra Sobrane preside os processos investigatórios sobre a verba publicitária da Nossa Caixa e os vestidos de Lu Alckmin. A revista Ch'an Tao é investigada pela promotora Andréa Chiaratti. Os demais ainda não foram definidos. No gabinete, os inquéritos são presididos por Pinho.

Leia mais
  • Alckmin diz que não tem medo de investigação
  • Estatal banca revista que promove Alckmin
  • Assembléia investiga doações a Lu Alckmin
  • Entidade recebeu todas as roupas, diz assessoria de Lu Alckmin

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições de 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página