Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2006 - 13h00

Tarso minimiza depoimento de Silvinho e diz que momento é de refluxo da crise

Publicidade

PATRÍCIA ZIMMERMANN
da Folha Online, em Brasília

O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, fez questão dizer hoje, que o governo está entrando em um período de "estabilização política". A declaração foi dada no mesmo dia em que o ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira depõe para a CPI dos Bingos.

Silvinho --como é chamado pela cúpula do PT-- disse para o jornal "O Globo" que o empresário Marcos Valério de Souza e o PT queriam arrecadar R$ 1 bilhão até o final do governo Lula e que o presidente continuava mandando no partido.

Segundo Tarso, as declarações de Silvinho dizem respeito ao Parlamento e à bancada do PT. Na avaliação do ministro, ficou claro nas declarações de Silvinho que o governo resistiu à tentativa de envolvimento com o "valerioduto", não permitiu que os negócios irregulares fossem fechados e que presidente nada tinha a ver com o assunto. "Portanto, o Silvio Pereira não é um problema do governo."

Tarso disse que o presidente Lula não está "nada preocupado" com o depoimento de Silvinho. "Nós estamos nos encaminhando para uma situação de normalização da situação política do país", afirmou o ministro ao comentar que haveria no momento "um nítido refluxo na crise política".

Como sinais desse "refluxo", ele apontou o estabelecimento de um diálogo com a oposição, a decisão da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de rejeitar o pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a aprovação do Orçamento, que será sancionado até segunda-feira.

Ao tentar descolar o presidente da crise envolvendo as declarações de Sílvio Pereira, o ministro acabou reafirmando as declarações do ex-petista, e confirmou que Lula tinha influência nas decisões do partido.

"Tem algum inocente no país que achava que o presidente Lula não tinha influência no partido? Sempre teve. Tanto é que é nosso presidente. Agora, nada ele tem a ver, e isso o próprio Silvio Pereira disse", afirmou Tarso Genro.

Diante da insistência da imprensa em saber como as declarações do ex-petista estariam repercutindo no governo, Tarso disse que a imprensa estaria com "ansiedade" para criar fatos negativos para o governo. "Vocês parecem às vezes que estão um pouco chateados por não conseguirem envolver o presidente."

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Correios
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página