Publicidade

Publicidade
Brasil
13/05/2006 - 12h53

"Não me motiva ser vice do Lula", diz Itamar Franco

Publicidade
ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O ex-presidente Itamar Franco disse hoje que não se sente motivado em disputar as eleições de outubro como vice na chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo Itamar, o que o empolga neste momento é ser candidato do PMDB à Presidência da República.

"O que me motiva é ganhar aqui e agora", disse, ao chegar para a convenção do PMDB. O evento irá decidir se o partido terá ou não candidato próprio ao Palácio do Planalto nas eleições de outubro.

Na avaliação de Itamar, se decidir hoje que não terá representante na disputa presidencial, o PMDB demonstrará que "não tem juízo". "Minha expectativa é positiva. Acho que se o partido tiver juízo terá candidatura própria, se não tiver é porque não tem juízo", observou.

Na segunda-feira, Itamar Franco terá um encontro no Palácio do Planalto com o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, e o presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini. "O que eles vão tratar sinceramente eu não sei. Fui convidado", esquivou-se.

As especulações são de que os petistas podem oferecer para Itamar a vaga de vice na chapa encabeçada pelo presidente Lula. Tarso Genro já esteve com o presidente nacional do PMDB, deputado Michel Temer (SP), para oferecer o cargo ao partido, mas na ocasião não se falou em nomes.

Ontem o presidente da República em exercício, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), esteve com Itamar Franco para uma primeira conversa nesse sentido. Calheiros é um dos defensores da aliança com o PT.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições 2006


  •  

    FolhaShop

    Digite produto
    ou marca