Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/05/2006 - 11h43

PFL escolhe José Jorge para vice-presidente de Alckmin

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O PFL indicou o senador José Jorge (PE) como o pré-candidato a vice-presidente da República que vai compor chapa com o candidato tucano, o ex-governador Geraldo Alckmin. A decisão precisa ser referendada em convenção nacional de junho.

Jorge venceu a consulta com 51 votos contra os 45 recebidos pelo senador Agripino Maia (RN).

Lula Marques/Folha Imagem
José Jorge foi escolhido como vice da chapa de Alckmin
José Jorge foi escolhido como vice da chapa de Alckmin
Votaram ao todo 96 integrantes do PFL, entre deputados, senadores, governadores, prefeitos de capitais e membros da Executiva sem mandato eletivo.

Em uma consulta anterior, o vencedor havia sido o presidente nacional do PFL, senador Jorge Bornhausen (SC), com 70 votos, que rejeitou a indicação. Nessa apuração, Jorge havia recebido 55 votos contra 43 de Maia.

A vitória de Jorge reforça o grupo de Bornhausen, que apoiou sua candidatura. O maior entusiasta da indicação de Agripino era o senador Antonio Carlos Magalhães (BA).

Além do apoio de Bornhausen, também contou a favor de Jorge o tamanho do seu colégio eleitoral: 5,7 milhões. O colégio de Agripino é estimado em 2 milhões de eleitores.

Jorge foi eleito em 1998 para o Senado Federal, em uma mandato que interrompeu para assumir o Ministério das Minas e Energia em 2001, ainda no governo Fernando Henrique Cardoso. Tem formação em Engenharia e Economia. Sua carreira política foi feita principalmente no Legislativo, mas com passagens por secretarias estaduais de Pernambuco e pelo governo federal. Foi presidente nacional do PFL em 1996-1997.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o senador José Jorge
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página