Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/05/2006 - 15h37

Simon já admite disputar vaga à Presidência da República no PMDB

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) admitiu nesta sexta-feira, em último caso, disputar a vaga de candidato da legenda à Presidência da República na convenção de junho que definirá o futuro do partido.

O pré-candidato Anthony Garotinho começou a colocar em prática um plano alternativo na tentativa de viabilizar a candidatura própria da legenda. Consciente de que não deve obter apoio das correntes do partido, Garotinho poderia abrir mão da disputa em favor de Simon.

O senador gaúcho, no entanto, afirmou ser necessário, antes da escolha de um novo nome, negociar com os governistas um recuo na possível tentativa de adiar a convenção do dia 11 de junho para o dia 29 de junho.

Com essa estratégia de postergar a decisão, a tese da candidatura própria ficaria praticamente inviabilizada. "Vamos conversar com o Renan Calheiros e José Sarney para que não haja esse novo choque", afirmou.

Na conversa, a possibilidade de candidatura própria também seria tratada. Consenso seria "um milagre", de acordo com Simon. Por isso, se não houver acerto entre as alas do partido sobre candidatura própria, as alas da legenda se enfrentarão na convenção.

"Se não tiver mais nada [nenhuma chance], eu aceito. Mas acho que há nomes melhores que o meu", afirmou Simon. Na próxima segunda-feira, o ex-presidente Itamar Franco deve conceder entrevista coletiva para tratar do assunto. A expectativa é de que Itamar, que disputava a vaga de candidato, desista da disputa e tente se eleger senador em outubro.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página