Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/06/2006 - 12h47

Dantas nega extorsão, mas confirma encontro entre Delúbio e ex-sócio

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, negou hoje para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado que tenha sofrido uma tentativa de extorsão por parte do PT para contribuir com a campanha eleitoral do partido. Ele disse que não foi ameaçado e, por isso, não entendeu que tivesse sofrido uma tentativa de extorsão.

Por outro lado, Dantas confirmou que o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares procurou Carlos Rodenburg, um de seus ex-sócios. No encontro, Delúbio teria dito que o PT tinha uma dívida de US$ 50 milhões e que precisava de ajuda para pagá-la.

"Durante essa conversa, ele [Delúbio] teria mencionado que poderia ajudar a resolver as dificuldades que nos eram criadas. Em nenhum momento foi discutida qualquer vantagem que nos pudesse ser oferecida porque não é essa a nossa forma de funcionar", disse ele.

Segundo o banqueiro, Delúbio teria insinuado que o Opportunity poderia vir a ser ajudado pelo governo em troca de ajuda financeira. No entanto, Dantas disse que Rodenburg lhe transmitiu o pedido de Delúbio, que não foi atendido pelo Opportunity.

Dantas disse que o grupo foi aos Estados Unidos consultar o Citibank --um dos sócios da Brasil Telecom-- sobre a legalidade do pedido de Delúbio e foi informado que a possível ajuda estaria em desacordo com a legislação norte-americana.

O banqueiro também contou para a CCJ que o ex-presidente do Banco do Brasil Cássio Casseb fez de tudo para tirá-lo do controle da Brasil Telecom. Segundo ele, os fundos de pensão queriam afastá-lo do comando da Brasil Telecom.

Delúbio também confirmou encontro

O ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares negou no mês passado para a CPI dos Bingos que tenha pedido dinheiro para Dantas.

Delúbio confirmou, entretanto, que se reuniu com Rodenburg. Segundo ele, o encontro foi marcado a pedido do empresário Marcos Valério de Souza. Rodenburg, segundo Delúbio, queria saber o motivo do PT não gostar do Opportunity. Delúbio disse que o "PT não gostava nem deixava de gostar do Opportunity".

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Daniel Dantas
  • Leia o que já foi publicado sobre a CPI dos Bingos
  • Leia a cobertura completa sobre a crise em Brasília
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página