Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/06/2006 - 16h01

Lula compara Petrobras a Ronaldinho e diz que estatal foi "reeducada"

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparou hoje a Petrobras ao atacante da seleção brasileira Ronaldo e afirmou que a estatal precisou ser "reeducada" para investir em alternativas para o setor energético. Em um discurso que abusou de metáforas futebolísticas, Lula não esqueceu da disputa política nacional e chegou a dizer que até alguns de seus adversários políticos o elogiam.

"O prefeito César Maia é do PFL, mas já me mandou duas cartas e já fez uns dez discursos dizendo que nos últimos 36 meses, no meu mandato, a cidade do Rio de Janeiro recebeu mais dinheiro do que nos 20 anos antes de eu ser presidente da República", disse o presidente, durante o lançamento da pedra fundamental do Pólo Petroquímico de Itaboraí (RJ).

Maia tem sido um crítico regular da campanha do ex-governador Geraldo Alckmin à Presidência pela aliança PFL-PSDB. No Rio de Janeiro, os dois partidos da coligação devem apoiar candidatos distintos à sucessão estadual.

Sobre a estatal, Lula afirmou que a Petrobras é "um filho que todo mundo gostaria de ter, ela é uma espécie de 'Ronaldinho' da indústria brasileira", mas que precisou ser reeducada, porque recebeu uma orientação "não sei de que governo, de que ela só deveria cuidar de prospecção de petróleo".

"Então, a Petrobras teve apenas que ser educada, apenas reeducar a Petrobras e dizer para a Petrobras: querida Petrobras pense menos em você e pense um pouco mais neste imenso país", afirmou Lula, em uma referência aos investimentos da estatal em biodiesel.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página