Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/07/2006 - 18h26

CPI deve discutir amanhã sigilo dos dados de parlamentares sanguessugas

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

O presidente da CPI dos Sanguessugas, Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), deve discutir nesta terça-feira como a comissão vai investigar os parlamentares acusados de envolvimento na compra irregular de ambulâncias e, ao mesmo tempo, manter sob sigilo os dados do processo.

O STF (Supremo Tribunal Federal) encaminhou à comissão os documentos referentes ao caso com a ressalva de que as informações são sigilosas. No entanto, como as informações serão partilhadas entre os integrantes da CPI, dados do caso podem vazar para a imprensa.

Uma das propostas levantadas pelos integrantes é a divulgação quinzenal de relatórios parciais. Biscaia disse ser contra essa sugestão. Outra possibilidade é restringir a análise dos documentos a um número limitado dos integrantes. Porém, o presidente da comissão disse ter consciência de que os demais membros da CPI deverão resistir à idéia.

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), elogiou a recomendação do Supremo para que sejam mantidos em sigilo os detalhes do caso. "É uma decisão coerente e acertada", afirmou.

Não é aceitável, na opinião de Aldo, que os deputados usem o argumento de que será praticamente impossível manter o sigilo para descumprir a orientação do STF. "Acho que a lei tem que ser cumprida e não vejo porque se usar o argumento da dificuldade para a quebra de uma determinação legal", afirmou.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a "Operação Sanguessuga"
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página