Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/07/2006 - 08h11

Presidentes de CPIs disputam governos de MS e MT

Publicidade

HUDSON CORRÊA
da Agência Folha, em Campo Grande

Presidentes de importantes CPIs do Congresso, os senadores Delcídio Amaral (PT-MS) e Antero Paes de Barros (PSDB-MT) disputam os governos de seus Estados em chapas "puro-sangue" ou apenas com o apoio de pequenos partidos nas chapas majoritárias (governador, vice e senador).

Candidato ao governo de Mato Grosso, Antero encabeça uma chapa só com tucanos para enfrentar 16 partidos --incluindo o PMDB e o PFL--, aliados do governador Blairo Maggi (PPS), que tenta a reeleição.

"Aqui eles fizeram uma coligação a qual eu não chamo de coligação. Eu acho que eles infringiram o artigo 280 [na verdade, 288] do Código Penal: formação de bando ou quadrilha. Todos envolvidos em crimes estão na coligação deles", afirmou Antero, que presidiu a CPI do Banestado de junho de 2003 a fevereiro de 2005.

A assessoria de Maggi não telefonou de volta para comentar a declaração de Antero. O senador se diz prejudicado pelo governo federal devido à sua atuação na CPI, que investigou remessa ilegal de dinheiro ao exterior.

"Há uma perseguição aos empresários que me ajudaram na eleição passada, por conta da minha atuação contra o governo Lula. Sinceramente, a CPI do Banestado foi um fiasco, mas seria um fiasco infinitamente muito maior se eu não estivesse lá", afirmou.

Além de Antero e Maggi, a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) também é candidato ao governo de Mato Grosso.

MS

Delcídio presidiu a CPI dos Correios, que apurou corrupção no governo Lula. O PT lançou Delcídio para governador e o atual vice-governador Egon Krakhecke para o Senado.

O vice de Delcídio é o deputado estadual Sérgio Assis (PSB), único representante da legenda na Assembléia Legislativa, que tem 24 parlamentares.

De última hora, o PT perdeu o apoio do PDT (que tem sete deputados) e do PL, dono de uma bancada de três.

"Vamos marchar com um grupo que realmente empunhe nossas bandeiras", disse Delcídio na convenção do PT, que conta com apoio na chapa para deputados federais e estaduais do PTB, PP, PC do B, PTN e PHS.

O adversário do petista é o ex-prefeito de Campo Grande (1997-2002), André Puccinelli (PMDB), que tem o vice do PFL e forma chapa com o PSDB para o Senado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre eleições de 2006
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página