Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/07/2006 - 15h23

Maioria do governo é contra reeleição, diz Dilma

Publicidade

ANDREZA MATAIS
da Folha Online, em Brasília

O projeto em discussão no Senado que acaba com a reeleição conta com o apoio da maioria das lideranças do governo. A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) disse hoje que não há uma posição fechada sobre o assunto, mas destacou que o próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva já disse que é contra a renovação do mandato.

"O governo não avaliou o tema para ter uma opinião única, mas posso adiantar que a maioria das lideranças do governo sempre foi contra. Nunca defendemos e o presidente já falou isso", disse a ministra.

O fim da reeleição deverá ser discutido na próxima semana pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado, quando há programado um esforço concentrado do Congresso.

O projeto, apresentado pelo senador Sibá Machado (PT-AC), prevê o fim da reeleição e amplia de quatro para cinco anos os mandatos do Executivo. Esse último ponto, no entanto, não conta com o apoio do relator, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

No PSDB o assunto também gera polêmica. O candidato do partido ao Planalto, Geraldo Alckmin, declarou que é a favor da reeleição, contrariando caciques do partido, como o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e o candidato ao governo de São Paulo, José Serra. Os dois são nomes do PSDB para disputar as eleições de 2010.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o fim da reeleição
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página