Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/08/2006 - 13h14

Aprovação a Lula reverte tendência e piora em julho, mostra CNI/Ibope

Publicidade

FELIPE RECONDO
da Folha Online, em Brasília

A pesquisa CNI/Ibope mostrou reversão em julho na tendência de melhora da avaliação do governo e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Desde setembro do ano passado, a avaliação do governo Lula subia e chegou a 44% em junho. Na pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta sexta-feira, o percentual de entrevistados que avalia como ótimo ou bom o governo caiu para 40%. A avaliação negativa, no entanto, manteve-se estável em 19%.

A aprovação ao governo segue a mesma tendência. Desde dezembro do ano passado, a aprovação ao governo subia e bateu 60%, o melhor resultado desde março de 2005. Na pesquisa de julho, porém, a tendência favorável a Lula foi revertida. Agora, a aprovação a Lula cai para 55% e a desaprovação oscila de 34% para 36%.

A confiança no presidente também subia desde setembro, mas caiu na comparação entre junho e julho. Na pesquisa anterior, a confiança em Lula era de 56%; agora, o índice baixou para 52%. A desconfiança seguiu a mesma evolução e passou de 39% para 43%.

De acordo com a pesquisa, a deterioração no cenário deve-se à piora nas avaliações do campo econômico. No combate ao desemprego, "a desaprovação cresce de maneira expressiva". A avaliação manteve-se positiva nos índices de combate à fome e à pobreza.

Leia mais
  • Lula ainda venceria as eleições no 1º turno, diz CNI/Ibope
  • CNI/Ibope mostra rejeição a Lula em alta e melhora de Alckmin e Heloísa

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas CNI/Ibope
  • Leia mais sobre pesquisas no site do Datafolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página