Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/08/2006 - 16h02

Alckmin diz que resultado da pesquisa CNT/Sensus é "piada"

Publicidade

CLARICE SPITZ
da Folha Online, no Rio

O candidato à Presidência pelo PSDB, Geraldo Alckmin, desqualificou o resultado que apontou queda de 7,5 pontos percentuais das intenções de voto em sua candidatura na pesquisa estimulada (na qual o eleitor recebe uma lista com os nomes dos candidatos) da CNT/Sensus.

Alckmin classificou o resultado como piada. "Só trato de assuntos sérios. Acho que é uma boa piada. Você leva a sério isto? Acho uma boa piada", afirmou. De acordo com ele, pesquisas internas do partido apontam para uma estabilidade no quadro eleitoral.

O tucano disse que a campanha eleitoral começa no dia 15, quando tem início a veiculação de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. "O resto é treino", disse o candidato. Alckmin afirmou também estar confiante que vai para o segundo turno das eleições.

A pesquisa CNT/Sensus, divulgada hoje, revela que Alckmin caiu em todas as simulações. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição, continua vencendo a eleição em primeiro turno.

Se a disputa fosse hoje, Lula teria 60,5% dos votos válidos, contra 24,9% de Alckmin e 11,7% de Heloísa Helena (PSOL).

Na pesquisa estimulada o tucano despencou 7,5 pontos percentuais. Em julho, ele tinha 27,2% das intenções de voto e agora tem, 19,7%. Lula, por sua vez, cresceu 3,8 pontos percentuais, passando de 44,1% para 47,9%.

A candidata do PSOL também cresceu na pesquisa. Em julho, ela tinha 5,4% das intenções de votos e hoje, 9,3%.

Os demais candidatos ficaram com menos de 1% das intenções de voto --Cristovam Buarque, do PDT (0,6%); José Maria Eymael, do PSDC (0,4%); Luciano Bivar, do PSL (0,2%); e Rui Pimenta, do PCO (0,1%). Os votos indecisos, brancos e nulos permaneceram estáveis, com 20,9%.

Num eventual segundo turno, Lula aparece com 63,8% dos votos válidos, contra 36,2% de Alckmin. Entre os entrevistados na pesquisa, incluindo os que alegam estar indecisos, que vão votar em branco ou anular o voto, 52,5% votariam em Lula no 2º turno, enquanto 29,8% votariam no candidato tucano.

Leia mais
  • Cai rejeição do eleitor ao presidente Lula, diz CNT/Sensus
  • Eleitorado culpa Congresso por escândalos de corrupção

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre pesquisas CNT/Sensus
  • Leia mais sobre pesquisas no site do Datafolha
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página