Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/08/2006 - 21h41

Lula admite pela 1ª vez que afastou Dirceu e Palocci do governo

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, afirmou na noite desta quinta-feira que foi ele quem decidiu afastar os ministros José Dirceu e Antonio Palocci, que tiveram seus nomes envolvidos em escândalos durante sua gestão. Ele concedeu entrevista ao vivo ao "Jornal Nacional", da TV Globo.

Foi a primeira vez que ele admitiu publicamente ter tomado a decisão de retirar seus aliados do governo. "Todos que estavam dentro do governo federal foram afastados, sem distinção", disse. "Afastei o Zé Dirceu, afastei o Palocci, afastei outros funcionários que estavam envolvidos."

Mas Lula fez a ressalva de que eles deve ser julgados antes de serem punidos. "Punir significa você respeitar o estado de direito. Eu quero para todo mundo o que eu quero para mim, o direito de provar que eu sou inocente."

Questionado se ele mantinha suas declarações de que não sabia de nada envolvendo os escândalos que assolaram o país durante sua gestão --mensalão, caso Waldomiro, máfia das ambulâncias, entre outros--, Lula comparou seu governo com uma família.

"Tá cheio de famílias que têm problemas dentro de casa e a família não sabe. Tá cheio de pai e mãe que ficam sabendo que o seu filho cometeu um delito pela imprensa ou quando a polícia prende. Como é que pode alguém querer que o presidente da República, embora tenha que assumir responsabilidades por todos os atos, saiba o que está acontecendo agora na Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo ligada ao Ministério da Agricultura?".

Apesar de se comparar a um pai que não sabe o que filho faz de errado, Lula disse que não existe nada de passional na forma como conduz o país. "Administração você administra fazendo o que nós estamos fazendo. Primeiro, fazendo sindicância, mandando prender. Nunca foi preso tanta gente nesse país", disse.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre as eleições 2006
  • Leia o que já foi publicado sobre os ataques do PCC em São Paulo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página