Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2006 - 21h50

Alckmin, Cristovam e Heloísa criticam ausência de Lula em debate

Publicidade

FELIPE NEVES
da Folha Online

A ausência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no debate entre os candidatos à Presidência foi duramente criticada pelo seus adversários. A TV Bandeirantes realiza na noite desta segunda-feira o primeiro debate entre os presidenciáveis.

"A ninguém é dado o direito nem da arrogância, de querer ser melhor que os outros, nem da covardia, de ter medo de algum candidato. Espero que ele [Lula] esteja aqui", disse a candidata do PSOL, Heloísa Helena.

Para o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, o oponente petista demonstrou falta de respeito com a democracia. "[A ausência] mostra falta de apreço com a democracia. Participar do debate é respeitar o eleitor."

O candidato do PDT, Cristovam Buarque, também lamentou a ausência do petista. "Falta de respeito ao povo, falta de respeito à democracia. O Brasil perde muito com isso."

Outro lado

O ministro Tarso Genro (Relações Institucionais) reiterou hoje que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vai participar de nenhum debate no primeiro turno das eleições. Na avaliação de Tarso, se Lula comparecesse não seria um debate entre os candidatos, mas de todos contra o presidente.

"O presidente tomou uma decisão de não participar [de debates], por enquanto, assim como vários candidatos estão fazendo", disse Genro.

O presidente só irá aos debates no segundo turno, quando o confronto for com apenas um adversário. A coordenação da campanha avalia que nesse caso a discussão será de propostas e não terá como foco denúncias e acusações.

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Enquete: o presidente Lula da Silva deveria ou não participar dos debates entre candidatos?
  • Enquete: a reeleição para presidentes, governadores e prefeitos deve acabar
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página