Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2006 - 00h42

Sem Lula, candidatos fazem debate morno e sem ataques

Publicidade

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o principal alvo dos ataques dos candidatos que participaram da noite desta segunda-feira do debate entre presidenciáveis promovido pela TV Bandeirantes. Os candidatos Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSOL), Cristovam Buarque (PDT), José Maria Eymael (PSDC) e Luciano Bivar (PSL) criticaram a ausência do petista.

"O presidente Lula disse que não sabia de tanta coisa que aconteceu em seu governo", disse Eymael se referindo ao mensalão. "Lula não sabia que tinha debate."

Sem a presença do principal alvo dos ataques, os candidatos evitaram o confronto direto e trocaram elogios entre si. Cristovam, por exemplo, elogiou Heloísa e disse que era um absurdo que ela tenha sido acusada de querer acabar com o ProUni.

Heloísa, que criticou as políticas fiscal e social dos governos Lula e FHC, não chegou a criticar diretamente Alckmin. Os dois chegaram inclusive a concordar com a necessidade de acabar com a DRU (Desvinculação de Receitas da União). "Pretendo fazer a reforma tributária e acabar com essas histórias de desvinculação", disse Alckmin.

O mais próximo que os presidenciáveis chegaram do confronto foi na questão da segurança, quando Alckmin foi questionado sobre a crise que atinge São Paulo.

Heloísa criticou o governo Lula e FHC mais de uma vez. "Os governos FHC e Lula não tiveram coragem de fazer [a reforma tributária] porque sabiam que isso diminuiria a arrecadação. É inaceitável que os banqueiros do Brasil não paguem nem IR nem CPMF."

O clima de camaradagem era tanto que em certo ponto do debate Buarque perguntou a Bivar, que era presidente do Sport (PE), se ele havia se decepcionado mais com a derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo ou com o governo Lula.

Em seguida, Cristovam disse que estava decepcionado com o presidente Lula. "A maior decepção com a Copa é que nossos jogadores não voltaram, pois já moram fora. O governo Lula me decepcionou por muitos motivos, mas a maior é a ausência do presidente Lula. Você eleitor tem o direito de saber o que pensa cada candidato."

E Bivar também criticou a ausência de Lula. "Cristovam tem sua razão. No momento que você foge desse debate, deixa o povo preocupado. Agora é o momento, pelo menos, para prometer. Espero que façamos uma reforma eleitoral, para não justificarmos esses desmandos no parlamento por conta de falhas na lei eleitoral."

Especial
  • Leia cobertura completa das eleições 2006
  • Enquete: o presidente Lula da Silva deveria ou não participar dos debates entre candidatos?
  • Enquete: a reeleição para presidentes, governadores e prefeitos deve acabar

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página