Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/08/2006 - 19h03

Deputado acusado de envolvimento com sanguessugas renuncia ao mandato

Publicidade

ANDREZA MATAIS
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O deputado Coriolano Sales (PFL-BA) renunciou hoje ao mandato para escapar de um processo no Conselho de Ética da Câmara. O pefelista foi acusado pela CPI dos Sanguessugas de receber R$ 172,4 mil em dinheiro e benefício da máfia das ambulâncias. Coriolano é o primeiro deputado a desistir do mandato para evitar o julgamento político.

A confirmação da renúncia se dará amanhã, quando o pedido do deputado será lido em plenário. Coriolano pode mudar de idéia até que a leitura seja feita.

O deputado também enfrenta processo de expulsão no PFL e pode perder a legenda, o que o impedirá de concorrer às eleições de outubro. Se enfrentasse o processo na Câmara e fosse punido, Coriolano Sales poderia perder o mandato e os direitos políticos por oito anos.

O presidente do Conselho de Ética da Câmara, deputado Ricardo Izar (PTB-SP), pretende instaurar os processos contra os sanguessugas na próxima terça-feira. A partir dessa data, a renúncia não tem mais efeito de estancar o processo. A avaliação de Izar é que até a próxima semana, vários deputados abrirão mão do mandato.

Leia mais
  • CPI dos Sanguessugas denuncia 72 parlamentares; veja lista
  • CPI dos Sanguessugas absolve 18 parlamentares

    Especial
  • Leia a cobertura completa sobre a máfia das ambulâncias
  • Enquete: os partidos devem expulsar os parlamentares citados na lista da CPI dos Sanguessugas?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página