Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/08/2006 - 00h10

Liminar proíbe Mercadante de chamar Serra de "preconceituoso"

Publicidade

FAUSTO SALVADORI FILHO
da Folha Online

A campanha do candidato José Serra ao governo de São Paulo conseguiu nesta quarta-feira (16) uma liminar obrigando o candidato petista Aloizio Mercadante a retirar de sua página na internet os textos que acusam o tucano de preconceito contra os migrantes.

Segundo os advogados tucanos, a liminar, concedida pelo desembargador Vallim Bellocchi, do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, obriga os responsáveis pelo site a retirar os textos do site e publicar no lugar o direito de resposta de Serra.

Em entrevista nesta quarta ao "SP TV", da Globo, Serra creditou os maus resultados da educação no Estado aos "migrantes".

"Diferentemente dos Estados do Sul, São Paulo tem muita migração. Muita gente que continua chegando... Este é um problema", disse Serra ao ser questionado sobre o mau desempenho do Estado em avaliações nacionais de educação.

No seu site, o candidato do PT disse que a afirmação de Serra revelaria um "posicionamento conservador e odioso" e "um preconceito inaceitável".

No pedido de liminar dirigido à Justiça Eleitoral, os advogados do PSDB argumentaram que a afirmação de Serra não foi preconceituosa. "É criminoso dizer que a fala de Serra atribui a baixa qualidade da educação à migração nordestina", afirmou em entrevista o advogado Ricardo Penteado, da campanha tucana.

Segundo o advogado, a afirmação de Serra atribuiu o mau desempenho educacional de São Paulo à dificuldade dos serviços públicos em acompanhar o aumento no número de alunos. "Devido à migração, houve um aumento na quantidade de alunos nas escolas, e esse aumento da demanda prejudicou a qualidade da educação", disse Penteado.

O juiz acolheu os argumentos e concedeu liminar ao PSDB às 22h. Segundo Penteado, a ordem judicial deve ser cumprida assim que os responsáveis pelo site forem notificados.

Procurada pela reportagem no final da noite, a assessoria de imprensa de Mercadante disse que ainda não havia sido informada da decisão judicial.

Leia mais
  • Gilberto Dimenstein: Serra foi preconceituoso?
  • Serra minimiza polêmica e diz que migração aumenta exigência nas escolas
  • Para Mercadante, postura de Serra sobre migração é "conservadora e odiosa"

    Especial
  • Leia a cobertura completa das eleições 2006
  • Enquete: quem se saiu melhor no primeiro debate entre presidenciáveis?
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página